Conheça a bicicleta de Downhill e descubra se é a bike dos seus sonhos radicais!

Conheça a bicicleta de Downhill e descubra se é a bike dos seus sonhos radicais!

Se você pretende ter uma bicicleta de downhill para o dia a dia, essa é uma péssima escolha, mas se você pretende algo mais radical, como descer uma montanha abaixo a 70km/h, SIM! Esta é a bike dos seus sonhos insanos. Possui suspensões robustas, quadro reforçado e pneus de caminhão bem largos para suportar trancos e barrancos. Linda né? Mas bem pesada também, chegando a 18kg e no bolso pesa entre R$5000 e R$30 mil.

Bikes de Downhill são ideais pra mim?

Apesar de lindas e robustas, servem somente para uma coisa! Encarar descidas insanas em terrenos destruídos, fora isso, você pode usar para desfilar por ai. Mas cuidado, ela chama atenção e pode se tornar desejo de marginais por ai, recomendado carregar com você um calibre 38, fora seus acessórios de ciclismo habituais.

Segurança em primeiro lugar

Essa é uma modalidade em que você precisa gostar de quedas, você aprende literalmente pela dor. Lesões e arranhões são comuns.

Veja o que você precisa ter para se proteger e evoluir nesta modalidade.

Capacete

Capacete de Downhill FOX - Foto: CicloDicas

Capacetes totalmente fechados, semelhantes aos usados em motocross, mais leves e anatômicos.

Fechado para oferecer proteção máxima, inclusive para o queixo e maxilar. Por ser uma modalidade extrema, todo cuidado é pouco.

Hoje em dia, muitos modelos são produzidos com materiais leves e resistentes, como a fibra de carbono. Alguns já vem até com suporte para instalar uma câmera de vídeo

Importante não errar o tamanho. Experimente um modelo que fique justo e certo na cabeça, ele não pode se deslocar da posição no caso de uma queda.

Quase todos vem com o foro interno removível para facilitar a limpeza.

Óculos tipo Googles

Óculos Googles para Downhill – DIRT EDIÇÃO 136 – JUNHO 2013 – Fotos por Ben Winder.

Esses óculos são fechadões e grandões oferecendo proteção para quase toda a face. É crucial que sejam assim, pois nas descidas, muitos dejetos são projetados dos pneus direto para o rosto.

Você consegue comprar esses óculos em varios lugares, inclusive lugares especializados em motocross e esportes de neve.

Evite versões não originais. Você pode se dar muito mau e agravar o acidente com o uso de copias e falsificações.

Luvas

O uso de luvas apesar de recomendado, muitos atletas gostam de estar com as mãos livres para ter mais o tato dos freios. Eu particularmente curto muito usar luvas de dedos longos pois machucar as mãos atrapalha muito no dia a dia. Já testei fazer uma prova de mtb sem luvas, da uma sensação de insegurança grande e até atrapalha o psicológico quando você precisa de ousadia para travesar alguns percursos.

No site da Redbull, tem um post com mais alguns acessórios legais para o Downhill. Confere lá!

Quer ver como é uma decida de Downhill

Nas favelas do Rio de Janeiro, a Red BUll promove algumas provas. Confere esse video Insano da Red Bull de descida no meio da favela.

Prós

Land Rover com pedais, feito para desafiar a terra nas descidas.

Contras

Pesado pela suspensão dotada e quadro reforçado.

É sua bike ideal

Se você curte adrenalina para encarar as ladeiras ou correr de ladões.

Escrito por 

Redator e fundador do Blog Ciclo Dicas, trabalho no mercado de ciclismo, pedalo em grupos de pedal noturno em São Paulo, pratico MTB e ciclismo de estrada. Sou formado em sistemas de informações, e uso meu conhecimento da área de TI para pensar em soluções criativas que melhorem os recursos do mercado que atuo hoje. Curto muito interagir com as pessoas. Muito prazer podem me chamar de Will.

Related posts

Faça um Comentário