Acessórios para levar nos pedais noturnos

Acessórios para levar nos pedais noturnos

Como todo bom ciclista também adoramos os passeios de bike nas noites da cidade, separamos para vocês todos os acessórios-para-levar-nos-pedais-noturnos e em quase todo tipo de pedal que for fazer!

Tem vários pedais temáticos com propósitos de iniciação, evolução, treino pesado, só de subidas, exploração, pedais para bater papo e rever os amigos, até para descobrir lugares para beber uma breja. Independente do seu estilo, a maior preocupação dos grupos é com a segurança das pessoas no rolê. Para você não passar “Perreios” no passeio, Ciclo Dicas selecionou os principais itens que você precisa levar.

Capacete

Utilize capacete de ciclismo para andar de Bike, nada de improvisar
Utilize capacete de ciclismo para andar de Bike, nada de improvisar

O uso de capacete nos pedais noturnos é obrigatório. E não é permitido uso de qualquer capacete, precisa ser o especifico para ciclismo. Porque? Os capacetes de ciclismo foram projetados para suportar os danos no crânio causado por acidentes onde o usuário esteja pilotando uma bicicleta. Apesar de muitas pessoas duvidarem de sua eficácia, o capacete já salvou a vida de muitos atletas. Pense num cara que leva um róla a 70km/h numa descida cheia de pedras, buracos, arvores, galhos, troncos e sai vivo! Esse é o atleta de MTB! Ele depende de toda a tecnologia do seu capacete para sobreviver a um acidente desses e pode ter certeza que são bem comuns.

O capacete precisa estar em bom estado, não pode estar com as fitas ou travas quebradas ou rachado. Fique atendo, não bata ou derrube o capacete, cuide bem dele, porque ele é caro e é feito para aguentar um impacto. Se você deixar ele cair no chão, ele pode criar pequenas rachaduras internas, invisíveis aos olhos, e na hora que você for precisar dele, ele não aguenta o impacto porque já estava danificado.

Garrafa de água Caramanhola

Use Garrafas que possam ser carregadas na Bike
Use Garrafas que possam ser carregadas na Bike

Hidratação é muito importante, leve sua garrafa ou Caramanhola como é chamada no ciclismo. No mercado existem modelos térmicos, de 500 a 1000 ml. Escolha o seu levando em conta quantos quilômetros vai pedalar e o tamanho da sua cede.

Óculos de proteção

Óculos de Bike
Use lentes transparentes nos óculos durante o passeio para evitar que objetos suspensos no ar entre nos olhos

Usar óculos de proteção é indicado para evitar que objetos no ar atinjam seus olhos.

No transito, é comum voar cinzas de cigarro de motoristas fumantes, esse tipo de sujeira arde muito quando atinge os olhos, é perigoso perder o controle da bike devido ao reflexo brusco automático do corpo. Existem no mercado uma variedade grande de óculos de proteção. Procure um de lentes claras, transparentes ou amareladas, de qualidade para não prejudicar a visão.

As lentes esportivas são feitas de um material diferente que evita que ele estilhasse quando quebra. No momento de escolher as lentes, priorize esse detalhe, se for fazer as lentes em ótica, informe ao profissional que ira praticar ciclismo com essas lentes.

Algumas pessoas usam óculos de EPI para pedalar. São baratinhos e muito eficazes.

Leve um guardanapo de papel com você para limpar as lentes se precisar. É péssimo ficar com as lentes sujas.

Lanternas e Faróis ou Iluminação Traseira e Dianteira

Iluminação traseira e dianteira para bicicleta
Importante estar bem sinalizado no transito

As lanternas e Faróis aumentam sua visibilidade no transito. Tem vários modelos no mercado. Prefira um que tenha modo piscante, opte entre recarregável ou a pilhas, a prova d’água, fácil de por e tirar.

Canivete de ferramentas e espátula

Kitt de ferramentas para usar na BIke
Kit de ferramentas completo para atender a qualquer emergência

No canivete de ferramentas para bicicleta, vem com um monte de chaves especificas para usar na bike. As que não podem faltar: Allen 3, 4, 5, Fenda, Torx, Phillips, Chave para abrir Corrente. Leva sempre um espátula para remover Pneus. Fique atento ao sistema usado para remover as rodas da Bike. Aconselhamos uso de sistema de blocagem, se você usa o sistema de porcas não esqueça de levar o par de chaves sextavadas para poder remover as rodas caso precisar. Normalmente a chave é de tamanho 3/8 ou 15mm. Para os eixos de rodas fixados com porcas, os tamanhos mais comuns de chaves sextavadas são: 14mm, 15mm, 9/16″ ou 13mm, esta última é mais usada em bicicletas pequenas.

Utilizado para converter válvula tipo Presta para o formato comum
Utilizado para converter válvula tipo Presta para o formato comum

Câmara Reserva

Leve uma câmara de ar reserva para usar caso fure seu pneu. Atenção para os tipos de válvulas.

Válvula schrader é igual a usada em carros, a Presta é a fina, precisa de um adaptador de Válvula para encher o pneu no posto, leve um sempre com você e guarde bem para não perder, essa peça adora sumir!

Bomba

Leve uma bomba de mão para encher o pneu caso fure e esteja longe do posto.

Remendo de pneu

Remendo de Pneu
Remendo de câmara para usar em emergências extremas

Se for fazer passeios mais longos ou em estradas onde os acostamentos são bem sujos, é possível ter mais de um furo no mesmo dia, leve remendos de câmara para usar como emergência. Alguns remendos são auto colantes, outros precisam de cola especial, não esqueça a Cola!

Abraçadeiras de Nilon, Fita Helerman, enforca gato, são bem vindas e podem ser usadas para prender algo na bike ou se precisar fazer algum improviso. É sempre bom ter com você.

Celular Carregado

Tenha o celular sempre carregado e com créditos para ser usada numa emergência. A dica é levar o celular dentro de um saco plastico, para não molhar caso peque uma chuva.

Documentos

Leve sempre seus documentos pessoais, RG, CNH, Cartão do Convenio, o de Debito ou Credito e o telefone de quem chamar em caso de emergência.

Dinheiro

Leve um dinheiro no bolso caso precise voltar de táxi pra casa!

Bolsas e Alforges

Use bolsas apropriadas para guardar todos os seus acessorios
Use bolsas apropriadas para guardar todos os seus acessórios

Guarde tudo em pequenos alforges ou bolsas especiais para bicicletas. São práticos de usar, encaixam perfeitamente em várias partes da Bike. Evite usar itens presos ao seu corpo. Prender acessórios ao corpo é a ultima opção, caso já não tenha mais espaço para ser encaixado na bike. Acontece com a água por exemplo, na bike cabe uma garrafa só, se precisar levar mais água, é comum a turma usar mochilas de Hidratação, onde tem uma bolsa de água dentro da mochila e o ciclista bebe por um canudo.

Lembrando também que é importante que sua bike esteja com a mecânica em dia para prevenir que nada quebre durante o uso.

Related posts

2 thoughts on “Acessórios para levar nos pedais noturnos

  1. Robocop

    Só uma correção, não usamos chave 3/8″ em porcas de eixo nas rodas.
    “Três Oitavos” de polegada é mais próximo à 10mm, por exemplo, as porcas usadas nos freios do tipo cantilever ou nas ferraduras antigas, como a de Caloi 10.

    Para os eixos de rodas fixados com porcas, as chaves mais comuns são estas sextavadas;
    14mm, 15mm, 9/16″ ou 13mm, esta última em bicicletas pequenas.

    Recomendo o uso de chaves fixas combinadas, aquelas com um lado aberto e outro fechado;
    São mais leves, mais resistentes, mais baratas, mais fáceis de levar [menores], e mais fáceis de usar, se comparadas às chaves com catraca.

    1. Certamente uma correção valiosa que complementa o Post! Obrigado pelo comentário!

Leave a Comment